Capella cria exposição para o Consulado da Bélgica

22/10/2019
Portfólio

A exposição Os Faróis das Histórias em Quadrinhos Belgas, na Unisinos, contou com a concepção do projeto, a definição do tipo de material e a criação do projeto gráfico pela Capella. Personagens como Smurfs, TinTim, entre outros, fazem parte da exibição que também teve a presença do Embaixador da Bélgica no Brasil, Sr. Patrick Herman, o Cônsul de São Paulo, Sr. Matthieu Branders e a Consulesa de Porto Alegre, Sra. Katia Pinheiro.

A exposição

 

Na Bélgica, a história em quadrinhos é uma instituição. Ou seja, a maioria das casas do país possuem coleções ou bibliotecas exclusivas de HQ. Mais da metade dos livros editados ou produzidos lá são de histórias em quadrinhos. Dessa forma, a exposição conta com dezenas de capas históricas para mostrar a trajetória de uma das mais tradicionais e importantes tradições de HQ do mundo.

Alguns dos personagens mais icônicos vêm da Bélgica. Tintim, Spirou, Smurfs, entre outros, compõem os HQs que marcaram e marcam a infância de muitas pessoas. Porém, a exposição vai muito além destes personagens. Há capas de histórias ilustradas por Hermann Huppen – especialista do realismo de aventuras nos anos 1980 e 1990 –, amostras do pioneiro Jijé, considerado o mestre de Moebius e, ainda, a extensa tradição de personagens infantis internacionais, como Boule e Bill ou Bob e Bobbete.

COMPARTILHE