Papo Capella com Fábio Irigoite

21/03/2018
Portfólio

Bate papo e troca de ideias são fundamentais para se fazer a melhor comunicação. Nas conversas com nossos clientes, estamos sempre buscando caminhos e respostas. Acompanhe essa conversa com Fábio Irigoite, gerente de marketing do nosso cliente Lindóia Shopping Boa leitura.

 

Quais são os grandes desafios para a comunicação do Lindóia Shopping neste ano?

O maior desafio da comunicação deste para o shopping será equilibrar as ações off e online, na medida que cada vez mais essas mídias estão se tornando complementares e, portanto, com identidades muito próprias e linguagens distintas. Esse desafio passa pelo nosso entendimento das nossas necessidades sobre o que comunicar, e da agência em saber como comunicar, sem esquecer que os nossos clientes têm um comportamento de consumo identificado com nossa proposta mercadológica, isto é, de buscar praticidade, comodidade e conforto para os seus atos de consumo.

 

Como você encara a internet e os novos desafios que ela coloca para a comunicação?

Na verdade, a internet é apenas uma estrutura para suportar todo esse novo contexto de redes sociais e interação com os mais diversos públicos. As redes sociais assumiram um papel fundamental na estruturação dos grupos sociais, sejam eles pessoais ou profissionais, mas o que mais chama atenção é como os grandes veículos de comunicação off (pelo menos a maioria aqui no Brasil) ainda tratam essa mídia de forma secundária quando ela já assumiu uma posição de protagonista, inclusive sendo atualmente a maior responsável pela instantaneidade da informação, o que corre nos confins da China, se for relevante, replica em todo o planeta em questão de minutos. Quando isso foi possível somente com as mídias off? Mas, mesmo assim, essas mídias ainda são relegadas a um segundo plano, quando na verdade deveriam ser tratadas como uma ferramenta de complementação entre ambas as mídias (off e on).

 

Como você percebe o comportamento do público em relação à comunicação do Lindóia Shopping e no que isso influencia a sua estratégia?

O Lindóia Shopping, por se tratar de um equipamento de bairro voltado principalmente para uma área primária com grande densidade demográfica (residencial e comercial), é usado principalmente por vizinhos e trabalhadores do nosso entorno, então praticamente eles vêm todos os dias. Nossos clientes conhecem nosso ambiente e é muito comum eles se manifestarem de forma muito direta em nossos canais de atendimento, inclusive diretamente aqui na nossa Administração. Sempre que fazemos alguma promoção ou ação de envolvimento o retorno é imediato, porque nossos clientes comentam e nos ajudam a construir caminhos de relacionamento nesse contexto.

 

Como você percebe a capacidade de conscientização e o potencial de engajamento social na comunicação do novo milênio?

Não sei se tenho essa capacidade de enxergar assim tão distante da nossa realidade atual, mas vejo pelo comportamento do meu filho, que tem 11 anos: eles estão cada vez mais rápidos, menos densos, e sem muita paciência de se aprofundar, seja qual for o assunto, por conta principalmente do enorme conteúdo de informação hoje disponível nos seus celulares. Então eu acredito que cada vez mais será importante a relevância da comunicação, isto é, saber o que comunicar e para quem comunicar. Se quiser falar com a gurizada, será num determinado canal, se quiser falar com os adolescentes, será noutro específico. E por aí vai ser o futuro da comunicação, cada mensagem, cada público, cada mídia no seu lugar próprio e específico.

 

Quais as características que fazem uma comunicação ser realmente valiosa para uma marca?

Marca é o somatório de exposição, lembrança e relevância. Isso se constrói a partir de ações voltadas para o seu público e vai depender do tempo e exposição para ser compreendido pelo seu público alvo. Mas se você não for absolutamente claro no que você quer ser para o seu público, então a sua marca não terá valor nenhum. Mas se você escolher um caminho estratégico de comunicação, e acreditar de verdade nessa promessa do que você quer que a sua marca represente, aí a chance de sucesso aumenta consideravelmente. E isso vai depender de persistência, investimento, e é claro de uma boa sacada criativa – e isso é com vocês!

 

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