Produtividade em tempos de quarentena

21/04/2020
Institucional

De um dia para outro, o que era apenas uma alternativa tornou-se uma atitude emergencial. O Coronavírus (Covid-19) trouxe vários desafios para o mundo, muitas empresas precisaram abrir mão do tradicional modus operandi e agora enfrentam uma grande responsabilidade, a de preservar a saúde das pessoas e dos negócios.

 

Por mais que a tecnologia nos proporcione inúmeros recursos para darmos sequência em nossos trabalhos onde estivermos, é necessário comprometimento e disciplina para mantermos, de fato, a operação e o funcionamento dos nossos negócios. Se o home office foi uma realidade que pegou sua empresa de surpresa, principalmente em virtude do Covid-19, deixamos aqui algumas dicas para que ele funcione da melhor maneira possível!

 

Ache um lugar confortável

 

Nem todos terão o espaço adequado para trabalhar de casa, mas em uma emergência, se faz necessário improvisar. Uma mesa de trabalho adequada, uma cadeira, em que se sinta confortável. Faça desse local seu escritório. E, se mora com a família, peça que respeitem esse local como seu escritório nos próximos dias.

 

Faça acordos com familiares

 

Informe a eles sobre seus horários e peça respeito ao seu escritório temporário. Se você faz pausas para um cafezinho na empresa, faça o mesmo em casa, mas retome logo a rotina de trabalho para não se distrair em conversas ou problemas familiares que possam tirar seu foco. Caso você tenha crianças em casa, é recomendado que você destine um cômodo reservado para trabalhar.

 

Teste seus recursos de tecnologia

 

Este período pode durar uma semana, 15 dias, talvez um mês, o que queremos é que estes dias de isolamento social passem o mais rápido possível. Verifique se o laptop que estiver usando está devidamente configurado, sua conexão à internet e se recursos como VPN, chat e e-mails estão funcionando com excelência. Caso tenha problemas, contate logo o suporte de sua empresa, pois tempo é dinheiro, e esses pequenos problemas tecnológicos costumam nos tomar um tempo razoável.

 

Mantenha sua rotina

 

Comece a trabalhar no horário de costume, vista-se de forma adequada em caso de alguma chamada via webcam. Acorde com tempo suficiente para começar a trabalhar com a disposição de sempre. Preserve sua imagem, mesmo virtualmente.

 

Mantenha-se conectado com sua equipe

 

Gostemos ou não desta experiência, o fato é que não podemos perder nossas conexões. Continue questionando e envolvendo-se nas decisões. Siga sempre disposto e solícito pois, mesmo do outro lado da tela, precisamos mais do que nunca contar uns com os outros.

COMPARTILHE